Capoeira Angola

A Capoeira Angola é uma expressão da tradição afro-brasileira calcada em exercícios de (con)vivência grupal. Sua prática representa a conjugação de diferentes manifestações culturais que incluem a dança, a música, a dramatização, a brincadeira, o jogo e a espiritualidade. Em seu ritual, todos participam e cada um é fundamental e único.

Para o jogo de Capoeira Angola, os capoeiristas formam uma roda que faz a representação do mundo com elementos de sustentação e ordenação: os instrumentos, a música, a palavra cantada, os fundamentos e a ética do jogo.

No espaço da roda há uma dramatização de luta que transforma possíveis golpes poderosos em gestos contidos no momento do toque no adversário. A movimentação individual nesta dança-guerreira está fortemente relacionada aos movimentos do outro capoeirista no jogo, em processos reflexivos, de valorização da auto-estima e de superação de estigmas.

A capoeira é um processo de auto-conhecimento que não se limita à atividade físico-corporal e busca uma reestruturação do indivíduo a partir de experiências coletivas.

Assim, ao praticar a Capoeira Angola estamos nos propondo a interagir individual e coletivamente com o mundo, participando das suas dinâmicas sócio-culturais. O debate e a reflexão são, para a formação do capoeirista, tão importantes quanto o treino e o jogo de capoeira.

Obras de Carybé (reproduções)

Posted in